segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Como ler um artigo acadêmico?

Por César Tibúrcio (UNB)
Peter Klein, em How to Read an Academic Article apresenta algumas dicas para aproveitar melhor a leitura de um artigo acadêmico. Adaptando as recomendações de Klein eis um roteiro:
a) Leia o título e tente imaginar o assunto. Tenha uma idéia da linha do periódico e os tipos de artigos publicados no periódico, se for possível
b) Leia o resumo. Tente obter nesta leitura a razão do texto e as conclusões obtidas.
c) Leia a introdução. Entenda qual a razão da relevância do tema e a forma como a pesquisa foi organizada.
d) Pule para conclusão. Dê uma olhada nas referências. Veja se são atuais e sua origem.
e) Caso o assunto tratado seja desconhecido ou possa apresentar dificuldade na leitura, use dicionários específicos (e, em alguns casos, até a Wikipedia pode ajudar).
f) Olhe rapidamente os títulos das partes, as tabelas e figuras. Observe o fluxo do artigo. Tente ver se o trabalho é um estudo de caso ou uma pesquisa com uma base de dados. Neste caso, qual é esta base de dados. Não perca tempo com as classificações da metodologia, pois geralmente são inúteis e não agregam valor.
g) Leia o artigo rapidamente, pulando demonstrações, equações e tabelas
h) Leia novamente de forma mais cuidadosa. Veja se o objetivo do texto (ou a pergunta) foi respondida. Observe as limitações da pesquisa e verifique se compromete os resultados.
i) Em algumas partes relevantes, volte e tente comparar com outros trabalhos parecidos. Para isto use o Google Acadêmico. Se o texto for baseado numa pesquisa prévia, tente encontrar informações sobre a mesma.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Como achar um tema para uma pesquisa?

Por César Tibúrcio (UNB)
Na minha faculdade gosto de orientar alunos que não possuem tema para fazer seu trabalho final de curso (no caso de aluno de graduação) ou que gostem das grandes áreas que eu costumo pesquisar (para alunos da pós-graduação). As pessoas parecem que já sabem da minha capacidade razoável de descobrir temas para uma pesquisa. Qual o segredo?
A palavra-chave é leitura. Através da leitura, de trabalhos científicos a textos de blogs na internet, nós encontramos perguntas interessantes que merecem serem respondidas através de uma pesquisa mais profunda. Mas o termo é muito amplo e irei detalhar mais nesta postagem.
1. Leia as Considerações Finais - A primeira forma de encontrar um tema para uma pesquisa na contabilidade é ler os artigos recentes que foram publicados em bons periódicos ou nos melhores portais de pesquisa. Se você gostou da pesquisa que leu, estude com atenção a parte final do texto. Nela, alguns autores fazem sugestão para pesquisas futuras, abordando aspectos que não foi possível discutir na pesquisa publicada. Geralmente são sutilezas da pesquisa, mas que podem comprovar as conclusões dos autores ou podem refutá-las. Entretanto, muitas vezes, ou os autores não trazem estas sugestões de pesquisas futuras ou as sugestões estão fora do alcance, seja pela dificuldade de executá-las.
2. Leia com atenção o desenho da pesquisa – Verifique o que os autores fizeram e certifique se não é possível alterar algo no método. Por exemplo, os autores compararam o desempenho das vendas com o comportamento do lucro. Ao analisar a pesquisa, você notou que os autores usaram o conceito de receita bruta. Mas você sabe que talvez este não seja a melhor variável de receita que se deve usar (e não é). Você pode refazer a pesquisa, com a receita líquida. Outra forma é verificar se as conclusões dos autores são válidas para outro período de tempo ou para setores específicos.
3. Leia os artigos de áreas correlatas – Ao ler um artigo sobre a maneira como as pessoas reagem a uma notícia do jornal, você pode imaginar uma pesquisa similar, com as mesmas técnicas, para verificar a reação das pessoas as informações contábeis. Esta adaptação pode ser feita, em alguns casos, facilmente. Com uma grande vantagem que você será o desbravador na área de contabilidade sobre aquele assunto.
4. Leia artigos que foram escritos em outros países – A leitura de um texto sobre a cobertura da imprensa e o retorno no mercado acionário, realizada nos Estados Unidos, pode inspirar você a replicar a pesquisa no Brasil.
5. Leia os artigos que ainda estão em produção – Em geral as universidades valorizam mais os artigos que já foram publicados em periódicos. Entretanto, alguns destes artigos levam anos antes que chegarem as páginas de um periódico de renome. No exterior e em outras áreas, os cientistas geralmente publicam seus artigos ainda em fase de elaboração; são os rascunhos, que irão receber as contribuições de outras pessoas. A leitura destes artigos em fase de produção permite que a escolha da sua pesquisa esteja mais coerente com os assuntos que estão sendo investigados agora pelos cientistas.
6. Leia os jornais. Temas atuais estão surgindo a todo o momento. As notícias sobre os problemas do Panamericano serão objeto de interesse dos pesquisadores. A questão da auditoria, sua confiabilidade, a manipulação das informações contábeis e a reação dos reguladores são temas óbvios que podem ser explorados a partir deste fato.
7. Leia a distribuição dos trabalhos nos principais congressos da área. Você irá observar que algumas áreas possuem mais trabalhos. Deve existir razão para isto: provavelmente são os temas do momento na área contábil. Mas atenção: áreas que não possuem trabalhos podem sinalizar que poucas pessoas estão fazendo pesquisas, sendo uma grande oportunidade para destacar seu tema: afinal, a concorrência é menor.
8. Leia a chamada de trabalhos. Existem congressos e periódicos que fazem chamadas específicas para determinados assuntos. Em geral estas chamadas são feitas com meses de antecedência, que permite, se você trabalhar muito, concluir uma pesquisa de qualidade. Assim, no passado, um periódico nacional fez uma chamada para trabalhos na área de saúde. Um bom trabalho de custo em hospital poderia ser interessante para os editores
9. Leia os títulos dos novos periódicos. A existência de um periódico sobre “finanças islâmicas” (que existe) pode indicar a existência de um campo específico de pesquisa: que tal estudar a questão contábil nos países islâmicos? Mas atenção: esta sugestão não é válida para o Brasil, já que nossos periódicos ainda são genéricos demais.
10. Leia tudo, inclusive blogs. Se você chegou ao final desta postagem, imagino que as dicas apresentadas aqui permitiram você pensar em um ou dois temas para sua pesquisa. Isto já é um bom começo.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Indicação de Site: "Pratica da pesquisa"

Apresentação
O objetivo do blog Prática da Pesquisa é compartilhar conhecimentos e experiências sobre a prática da pesquisa, orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos, monografias, TCCs, dissertações, teses, artigos, divulgação de concursos monográficos, recomendações para a redação de textos científicos, emprego de softwares aplicativos e técnicas de pesquisa.
INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS DESTE BLOG
Apontamentos
Textos que representam o resultado direto da atividade docente. Não são qualificados como “artigos”, pois seus conteúdos são ampliados e melhorados com periodicidade.
Apresentações
Slides empregados em palestras e aulas.
Artigos e Comunicações
Sugestões de textos de autoria de terceiros sobre temas vinculados à prática da pesquisa. Em respeito aos direitos autorais, a maioria do trabalhos são indicados e não publicados no blog.
Concursos de Monografia
Divulgação de concursos nacionais de monografias e artigos científicos. Cada postagem traz informações básicas sobre o concurso e o link para o site respectivo. Consulte também o “Calendário de Concursos”, criado para facilitar a visualização do prazo (data limite) para inscrições nos concursos monográficos divulgados neste blog.
Exercícios
Questionários e outros recursos para testar seus conhecimentos.
Livros
Informações sobre obras publicadas e relacionadas à prática da pesquisa.
Modelos
Gabaritos para visualizar a formatação de trabalhos acadêmicos, elaborados a partir de normas técnicas.
Métodos e Técnicas
Orientações diversas sobre “como” realizar pesquisas e elaborar trabalhos acadêmicos científicos.
Normalização
Informações sobre normas técnicas empregadas na apresentação de trabalhos acadêmicos.
Notícias
Notícias sobre assuntos relacionados à proposta deste blog. Estes textos de caráter jornalístico são obtidos de fontes externas e reproduzidos na íntegra, seguindo o que estabelece o art. 46, I, a da Lei 9610/98.
Perguntas e Respostas
Mural onde são publicadas perguntas e respostas pontuais relacionadas à prática da pesquisa.
Quadrinhos e Tirinhas
Desenhos que retratam situações da vivência acadêmica.
Redação e Ortografia
Orientações e sugestões de leitura para o aperfeiçoamento da redação e da ortografia.
Softwares e Utilitários
Sugestões de aplicativos úteis para a realização de pesquisas e a elaboração de trabalhos acadêmicos.
Tutoriais
Orientações sobre o uso de aplicativos e realização de práticas de pesquisa.
Vídeos
Relação diversificada de vídeos disponíveis na web, cujos temas têm afinidade com a proposta deste blog.
RECURSOS ADICIONAIS
Roteiros de Estudo
Nesta página você encontra alguns conteúdos deste blog, agrupados em temas específicos para facilitar seus estudos. Fique atento, pois estes roteiros serão periodicamente atualizados.
Calendário de Concursos
Neste calendário você pode visualizar o prazo (data limite) para inscrições nos concursos monográficos divulgados neste blog.
Pergunte ao Professor
Alguma dúvida sobre a elaboração de sua monografia? Precisa de uma resposta? Você pode perguntar diretamente via chat.
Fórum Prática da Pesquisa
Poste suas perguntas e compartilhe seus conhecimentos sobre a prática da pesquisa neste mural eletrônico.