terça-feira, 29 de março de 2011

Novas Regras para Trabalhos Acadêmicos

Por Isabel Sales




Esse mês foi publicada uma nova versão pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT da NBR 14724 que se refere a trabalhos acadêmicos. A nova norma, válida a partir de 17 de abril de 2011, tem como principal alteração o espaçamento, antigamente duplo, agora de 1,5. Fiquem atentos!!! Ademais, pelo que percebi, as mudanças foram:


- A identificação das ilustrações (quadros e gráficos, inclusive), que era na parte inferior, passou para a superior.


- O indicativo de seção ganhou mais informações: “os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso), na parte superior da mancha gráfica e ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.”


- As notas de rodapé ficavam separadas por um espaço simples de entre as linhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda. Agora o filete é de 5 cm. Além disso, as notas de rodapé “devem ser alinhadas a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor”.


- A capa (obrigatória) e a lombada (opcional) deixaram de ser “elementos pré-textuais” e passaram a ser classificados como “parte externa”. A “parte interna” é composta pelos “elementos pré-textuais”, “elementos textuais” e “elementos pós-textuais”.


Aqui: Para quem deseja adquirir essa ou outras normas da ABNT


Aqui e Aqui: Para mais sobre a ABNT publicado anteriormente no blog.






Fonte: Blog Contabilidade Financeira

terça-feira, 22 de março de 2011

Como melhorar o seu referencial

Por Isabel Sales


Qualquer trabalho científico - inclusive monografias e trabalhos de conclusão de curso - precisa de referências diversas e não apenas livros, como já foi comentado no blog. Após a publicação do texto “Pecados na Produção Científica”, várias pessoas já me perguntaram como baixar artigos com o acesso periódicos.capes e por isso resolvi escrever esse post. A intenção é ensiná-los como eu faço as minhas buscas (não é necessariamente a melhor forma ou totalmente sem possibilidades de melhorias).

Para tanto, hoje estou utilizando a internet wi-fi da Universidade de Brasília. Se você aproveitar a rede da sua universidade ou de alguma biblioteca provavlemnete poderá seguir esses passos da mesma forma.

(Eu tenho o costume de pesquisar os meus temas no Scholar.google, no Jstor e no Science Direct. Mas existem outros incontáveis sites com bases de dados que vocês podem utilizar...)

É tudo muito simples. Vamos ao exemplo.

Digamos que a minha monografia é sobre finanças comportamentais. Pesquisarei o termo “behavioral finance” no Scholar.google. Em seguida irei colocar um filtro com os artigos publicados após 2010, pois quero apenas os mais recentes.




Apareceram vários resultados, mas o que me interessa é o primeiro: Confidence, opinions of market efficiency, and investment behavior of finance professors, publicado na revista Journal of Financial Markets, volume 13, edição n. 1 de fevereiro de 2010.

Quando a busca é por fontes internacionais, geralmente me deparo com um artigo que eu não tenho acesso por não ser assinante da base de dados. Então eu entro no site periódicos.capes (ainda utilizando a rede da minha universidade), pesquiso o journal no qual está o artigo (nesse caso o Journal of Financial Markets), entro na base de dados da revista, encontro a edição e baixo o artigo, conforme demonstrado nos passos a seguir:

Passo 1: Preencha o campo “Buscar periódico” com o journal do seu interesse e clique em “buscar”:


Passo 2: Selecione na lista o periódico do seu interesse:



Passo 3: Procure o volume e a edição em que foram publicados o artigo pesquisado:




Passo 4: Clique no símbolo de pdf que aparece abaixo do título do artigo para baixá-lo:





Pronto! O artigo será aberto em uma nova tela, você poderá salva-lo e utilizá-lo da melhor forma possível em sua referências. Lembre-se de citar as suas fontes! (Posteriormente falaremos mais sobre isso no blog).


A sua biblioteca provavelmente não terá acesso a TODOS os periódicos da sua área, portanto, vira-e-volta, aparecerá algum que você naturalmente terá que deixar de lado ou comprar (cada um custa cerca de US$ 40,00). Faz parte. Mesmo seguindo todos esses passos. Em contabilidade, pela Universidade de Brasília, por exemplo, não temos acesso ao Journal of Accounting Research e por isso escrevi alguns e-mails para a Capes solicitando essa inclusão por ser uma fonte de informações essencial, ao meu ver. Ainda não fui feliz na empreitada, mas acredito que em breve o pedido seja atendido. Portanto, deixo como sugestão comunicar a Capes qualquer problema que apareça pra vocês.

Essa é a forma como eu baixo artigos. Provavelmente existem mais simples ou mais rebuscadas que te darão resultados distintos. Caso tenham sugestões, participem nos comentários.

- Clique nas imagens caso queira uma resolução melhor -
Fonte: Blog Contabilidade Financeira

Pecados na Produção Científica

por Isabel Sales


Você sabia que se você formular um problema de pesquisa o qual eu possa responder com um simples “não” diminui a qualidade do seu trabalho? Você sabia também que nas conclusões de sua pesquisa você não pode, na tentativa de valorizá-la, acrescentar informações que não foram trabalhadas ao longo do trabalho?

Ano passado recebi uma indicação de leitura do professor Cláudio Santana que vale a pena ser repassada: Produção Científica em Contabilidade no Brasil: Dez “Pecados” Mais Frequentes.

Os professores Martins e Theóphilo ressaltaram a importância de um artigo bem escrito, bem como os erros que podem prejudicar seriamente sua qualidade:

1. Não atendimento de quesitos fundamentais do assunto-tema-problema: o tema de estudo deve ser importante, original e viável. Não se norteie apenas por um trabalho que seja “publicável”.

2. Inadequação na elaboração do problema de pesquisa: um exemplo de problema de pesquisa mal formulado é aquele que pode simplesmente ser respondido por um “sim” ou “não”; ou que acrescentam algum juízo de valor a pergunta (isso é melhor que aquilo?).

3. Trabalhos sem passado: trabalhos que não apresentam as discussões relevantes sobre o tema ou como o debate se encontra no estágio atual.

4. Trabalhos nem abrangentes, nem aprofundados: uma pesquisa tem que privilegiar um ou outro. Um levantamento, por exemplo, será abrangente. Já de um estudo de caso espera-se aprofundamento.

5. Inadequação na sustentação teórica do estudo: um trabalho precisa de um referencial teórico robusto.

6. Inadequação na utilização das fontes que dão apoio ao estudo: uma pesquisa científica deve utilizar fontes diversas. (Não utilize apenas livros ou leis. Baseie-se em dissertações e teses, assim como artigos científicos publicados em bons periódicos. Se você utilizar a internet da sua Universidade provavelmente terá acesso, por meio do portal de periódicos da Capes, aos journals internacionais que a princípio cobram por seu conteúdo).

7. Pouca atenção para com aspectos de confiabilidade e validade dos estudos.

8. Crença na auto-explicação dos testes estatísticos.

9. Deficiências na enunciação das conclusões dos estudos: muitas vezes são acrescentadas às conclusões análises que ultrapassam o que foi observado no desenvolvimento da pesquisa.

10. Pecado coletivo: é necessário que os pesquisadores não sigam tanto um modelo predeterminado e ousem um pouco mais.

O artigo mencionado foi publicado pela Editora Atlas no livro “Educação Contábil: Tópicos de Ensino e Pesquisa”, organizado por Jorge Lopes, José Ribeiro Filho e Marcleide Pederneiras.


Fonte: Blog Contabilidade Financeira

sexta-feira, 4 de março de 2011

Vídeo aula: Filosofia da Ciência

Produzido pelo Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), este vídeo aborda a filosofia da ciência, as relações e contradições entre a ciência e a filosofia, a transitoriedade das teorias científicas, o reordenamento do mundo pela razão científica, a crise da ciência, a epistemologia contemporânea, entre outros assuntos.

Dividido em cinco partes, o vídeo é apresentado pelo prof. Jonas Luis da Silva.
http://www.praticadapesquisa.com.br/2011/02/video-aula-filosofia-da-ciencia.html