segunda-feira, 16 de abril de 2012

Livro: Autoria e Plágio

Foi lançado neste mês de abril um excelente livro que trata sobre a questão do plágio acadêmico. O livro “Autoria e Plágio” foi escrito pelo Prof. Marcelo Krokoscz, mestre e doutorando em Educação (USP). O livro é eminentemente prático, com exemplos das situações que os pesquisadores e acadêmicos se deparam no dia a dia. Traz algumas dicas sobre como distinguir uma ideia própria de plágio, além de abordar temas interessantes como paráfrase, autoplágio, conhecimento comum, paródia e principalmente como o plágio pode ser evitado.

Sites do Autor

Clique na capa e acesse o site do livro. Veja a seguir a sinopse da obra.

SINOPSE
Entende-se por plágio a apropriação e apresentação de conteúdo alheio como se fosse próprio. Essa prática no âmbito acadêmico é um sério problema que interfere na qualidade da produção científica, compromete a credibilidade do processo de autoria e ameaça a reputação de instituições de pesquisa.

Embora em algumas situações o plágio possa acontecer de modo deliberado (quando há intenção do redator em cometer uma fraude intelectual), supõe-se que em muitos casos o plágio acontece de forma acidental, ou seja, ocorre na redação científica simplesmente por desconhecimento por parte do redator das diretrizes de escrita acadêmica, tais como a correta indicação (citação) e identificação (referência) das fontes utilizadas em trabalhos e relatórios científicos, as quais consistem em regras básicas e eficazes que evitam a ocorrência do plágio.

Nesse sentido, este livro apresenta-se como um material de apoio didático destinado a estudantes, professores, pesquisadores, editores, autores e instituições de ensino e pesquisa. A finalidade principal da obra é orientar de modo prático como devem ser apresentados conteúdos científicos em projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios, livros e outros trabalhos acadêmicos, de modo que se evite a ocorrência de plágio.


Avaliação CAPES: Periódicos em Contabilidade

Periódicos

Saiu a classificação dos periódicos em Contabilidade pela Capes. A lista promoveu alguns periódicos, mas ainda persistem injustiças. A CGG (antiga UnB Contábil) que tinha sido erroneamente rebaixada para C numa destas listas recebeu a nota B2. O periódico mais bem avaliado da área, no entanto, possui um index, onde certos autores não podem publicar. (Os autores encaminham os trabalhos, que são automaticamente rejeitados). Isto parece que não foi levado em consideração pela comissão que fez a análise.

Os principais periódicos, segundo a pontuação:

B5 = Contabilidade e informação
B4 = ABC Custos, Interface, Race, Contabilidade da Bahia, Paulista de Contabilidade e RBC
B3 = Contexto, Pensar Contábil, Ambiente Contábil, RCC, RIC e Repec
B2 = Base, CGG, Contextus, Custos e agronegócio, Enfoque, Advances in Scientific and Applied Accounting
B1 = Vista e Revista, RBGN, Contabilidade e Organizações e Universo Contábil
A2 = Contabilidade & Finanças

Está faltando alguma?

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Não perca a idéia

Não deixe de anotar seus insigths, eles podem se perder na correria do dia a dia.
 
E por falar em Insigth, você conhece os insigths de pesqusia do Google? Veja aqui


Fonted aimagem: Aqui, via Blog Contabilidade Financeira