sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dica: Dicionário Ingês On-line


Segue abaixo um excelente dicionário online de Oxford. Ao entrar no site, aparecerá um pop-up para a sua versão americana.
Ou seja, se você procurar por "favourite" na versão americana não encontrará, na qual consta "favorite".
Mas se procurar na britânica encontrará "favourite", mas não "favorite".

Entretanto, apenas no dicionário britânico há a possibilidade de ouvir tanto a pronúncia britânica quanto a americana.

Dica enviada por Lucas Alcantara do 180languages

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DICA: Leitura eficiente de artigos científicos

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos traduziu um excelente folheto com o objetivo de auxiliar a leitura eficiente e eficaz de artigos científicos.

HANSON, Michael. Leitura eficiente de artigos científicos.  Tradução: Renata Fortes. Folheto. ICMC – USP São Carlos, 2001. Disponível em: <http://www.dct.ufms.br/~turine/Download/ComoLerArtigo.pdf>


Versão original: http://www.cs.columbia.edu/~hgs/netbib/efficientReading.pdf

Dica de  Alejandro K. Arrabal in Prática da Pesquisa

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Elaboração de diagramas com Diagramly

Diagramly é uma plataforma on-line para elaboração de diagramas e fluxogramas. Os recursos são bem diversificados e de fácil utilização. Os trabalhos podem ser salvos e abertos no formato xml, ou também exportados nos padrões PNG, GIF, JPG, PDF e SVG. 

Para conhecer a ferramenta, acesse http://www.diagram.ly 

Dica do Prof. Alejandro Knaesel Arrabal (Prática da Pesquisa)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dois séculos de Jornal Digitalizados



Criada pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a hemeroteca digital é um portal com 5 milhões de páginas digitalizadas provenientes do acervo físico bicentenário da fundação, que totaliza 17 quilômetros de prateleiras. A busca é gratuita e aberta a todos. 

Os internautas têm duas opções de pesquisa no site: por ordem cronológica ou por palavras. O segundo tipo é o mais interessante. Por meio de uma tecnologia cedida pela DocPro, empresa especialista em acervos digitais, é possível procurar qualquer palavra e obtê-la destacada nas páginas, onde ela aparece escrita no jornal especificado. 

[...] São ao todo 638 publicações periódicas produzidas em 26 estados nas cinco regiões do país ao longo de dois séculos. A história começa com a introdução da imprensa no Brasil, em 1808, com a vinda da Corte portuguesa para terras tropicais.
Visite a Hemeroteca Digital Brasileira: http://hemerotecadigital.bn.br
Texto extraído de Uai (MG), Dica Prof. Clodomar Costa

A atividade de formular problema de pesquisa


Resumo do artigo "A atividade de formular problema de pesquisa":


No presente artigo, são feitas proposições a respeito da formulação de problema de pesquisa, tomando-a como uma atividade que se desenvolve desde a tenra idade. Analisam-se ainda o papel da imaginação e o da relação pensamento e linguagem como marcos importantes no desenvolvimento dessa atividade.

TUNES, Elizabeth; MELO, Joana Silveira de; MENEZES, Deise Matos. A atividade de formular problema de pesquisa. Linhas Críticas, Brasília, n. 6, n. p. 97-107, jul./dez. 2000. Disponível em: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/6668/5383. Acesso em: 14 ago. 2012.


Dica do Blog Prática da Pesquisa