quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Tutorial Word: Referências Bibliográficas

 Gerenciando bibliografias no Microsoft Word

A partir da versão 2007 do Microsoft Word você pode gerenciar bibliografias a partir da barra de ferramentas "referência". Porém, esta barra não tem como suporte nativo o formato ABNT-NBR 6023. Segue abaixo o arquivo de estilos que deve ser copiado para a pasta:C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\Office12\Bibliography\Style.

Assim, ao (re)iniciar o Microsoft Word, você consegue gerenciar suas bibliografias.

Estilo de bibliografia NBR ABNT 6023 para Microsoft Word

Essa folha de estilo é uma atualização da folha de estilo original disponível em: 

http://bibliography.codeplex.com/ de autoria de Yves Dhondt.

Para auxiliar na realização de referências bibliográficas recomendamos o uso do site MORE, da biblioteca da UFSC:

MORE é uma ferramente gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um "menu principal". Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: homepage e e-mail.

Fonte: Site da UFABC





sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Como escolher o proceder metodológico para dados numéricos?

por César Tibúrcio


Quando fazemos um trabalho acadêmico podemos analisar informações numéricas. Um questionamento normal nesta fase é: qual técnica eu devo usar? 

A resposta irá depender inicialmente da finalidade do seu trabalho. Um trabalho realizado para uma disciplina de graduação provavelmente irá exigir técnicas mais simples de análise do que um trabalho de final de curso. No primeiro caso, muitas vezes a estatística descritiva pode ser suficiente para atingir o objetivo de obter uma boa nota. Para um trabalho de conclusão, talvez o cálculo da estatística descritiva seja simplório demais. Saber a expectativa do avaliador é importante neste momento. Mais do que isto, o grau de importância que o avaliador atribui a isto ou ao seu grau de conhecimento. A experiência tem mostrado que avaliadores que conhecem muito sobre tratamento de dados criam expectativas mais elevadas para que o aluno também possa usar melhores técnicas. 

A questão da área acadêmica também tem um papel relevante. Algumas áreas do conhecimento o uso do tratamento de dados não está tão disseminado quanto em outras. É mais comum você encontrar trabalhos com uso intenso de estatístico em economia do que em direito. Mas não se iluda: é cada vez mais comum encontrar trabalhos com uso de números em qualquer área. 

Para saber o que você deve usar para fazer o tratamento dos dados tenho quatro dicas. A primeira: observe os trabalhos que você utilizou no referencial teórico e siga um caminho próximo. Isto talvez não seja muito criativo, mas pode evitar surpresas desagradáveis. Além disto, você terá o argumento de autoridade para suportar a escolha: “usei o teste de média, o mesmo usado pelo estudo clássico da área”. 

A segunda, em alguns programas estatísticos existe uma função de “técnico”. Através de perguntas básicas, o pacote direciona você para o tratamento mais adequado. É o caso, por exemplo, de versões do SPSS, um conhecido pacote estatístico. Alguns livros de estatística também fornecem esta visão geral, indicando algumas das técnicas. Um exemplo é o livro de Análise Multivariada, de Hair.

A terceira sugestão é ler bastante sobre técnicas quantitativas, livros da área ou livros de divulgação científica. A leitura fornecerá base suficiente para entender o que fazer diante de um problema de tratamento de dados. Para aqueles que não gostam de ler, assista Numb3rs. Esta série de policial mostra como um matemático usa diferentes técnicas para resolver problemas reais. 

Se isto tudo não ajudar, procure auxílio de um especialista. Alguns deles poderão responder rapidamente o que você deve fazer diante dos números que possui. Em algumas universidades existem empresas de consultoria “júnior”, com alunos de estatística. 

Para escolher a técnica:
1. Observe a finalidade do trabalho 
2. Verifique se o avaliador gosta de números
3. Saiba se a área do trabalho usa muito técnicas quantitativas
4. Verifique se os trabalhos que são fundamentais na área de pesquisa usam técnicas quantitativas
5. Use a função de técnico de alguns pacotes estatísticos ou os conselhos iniciais de algumas obras
6. Leia bastante sobre o assunto
7. Consulte um especialista


Fonte:
SILVA, C. A. T.  Como escolher o proceder metodológico para dados numéricos? Disponível em: <http://contabilidadefinanceira.blogspot.com.br/2012/12/como-escolher-o-proceder-metodologico.html Acesso em: 21. dez. 2012