quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Em PE, amigos criam site que edita artigos automaticamente para ABNT

Software também formata textos para outras publicações e congressos. 

Por enquanto, serviço está disponível gratuitamente.

Um grupo de especialistas em Ciência da Computação do Recife criou um site que formata trabalhos acadêmicos no modelo exigido pela Associação Brasileira de Normas Ténicas (ABNT). O software, chamado de Fast Format, também edita textos automaticamente para a publicação em revistas, periódicos, congressos e conferências, de graça - é só escolher o template desejado.


[...]

A proposta do Fast Format, como detalhado no próprio site, é que o estudante não perca tempo, esforço, dedicação e concentração para formatar um trabalho, e sim para escrevê-lo. O site se propõe a editar o texto automaticamente, enquanto a pessoa digita. Para isso, no entanto, você deve escrever ou colar o texto dentro da ferramenta. Ainda não é possível importar arquivos do Word, por exemplo. “Quem já escreveu o trabalho vai ter que gastar um tempo para pegar o que ele já fez e colocar na ferramenta, mas temos planos de automatizar isso”, explica Yguaratã. Também é possível escrever um só texto e organizá-lo em vários formatos diferentes.
[...]
Leia AQUI a íntegra da matéria no Portal G1

sábado, 3 de outubro de 2015

[E-book] Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas

[Livro E-book] Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas

Título:
Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas

Organizadores:
Cristiane Porto; Antonio Brotas; Simone Bortoliero

Editora:
EDUFBA

Edição:
2011

ISBN:
978852320776-2

Sinopse:
"Esta obra aborda a relação da ciência e sua divulgação, estabelecendo diálogos entre pesquisadores dos mais diversos temas sobre ciência e suas interfaces, levantando questões práticas, como a relação da ciência com a cultura, e analisando questões curiosas, como a presença da ciência nas músicas de Gilberto Gil e a abordagem que a mídia brasileira dá a assuntos como o bioetanol e as células-tronco."

Mais informações:
http://books.scielo.org/id/y7fvr
Referência:
PORTO, Cristiane; BROTAS, Antonio; BORTOLIERO, Simone (Orgs.).  Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.7476/9788523211813>. Acesso em: 1 out. 2015.