terça-feira, 19 de abril de 2011

Diagramas e Organogramas On line

LucidChart
Crie diagramas com o LucidChart, programa simples e fácil, totalmente baseado na web, dispensando qualquer tipo de download

Muitas pessoas, principalmente programadores, precisam fazer diagramas para ajudar no desenvolvimento do trabalho ou apresentar para algum cliente. Por falta de conhecimento de programas que têm a função justamente de criar esses diagramas, estas pessoas acabam fazendo em programas gráficos básicos, como o Microsoft Paint, deixando o trabalho extremamente desalinhado.

LucidChart é um aplicativo online que permite a criação de diagramas avançados. Os elementos já vêm todos construídos, onde o usuário precisa apenas posicioná-los e inserir o texto que desejar. Sua vantagem em relação aos concorrentes é o fato de ser um aplicativo baseado na web, o que não requer nenhum download e pode ser acessado de qualquer computador com acesso à internet.

Roda em Firefox 3, Internet Explorer 7 ou superior

CONFIRA EM http://www.lucidchart.com


Dica Matheus Alcantara - via Superdownload


segunda-feira, 18 de abril de 2011

TinEye: O buscador de Imagens


TinEye é um motor de busca para encontrar as páginas na Internet onde uma imagem foi publicada. Diferente do Google Imagens, com o TinEye você pode descobrir a fonte de uma imagem, se há versões modificadas dela ou se existe uma versão de maior resolução.

Em toda pesquisa, é muito importante empregar esforços para identificar as fontes primárias dos conteúdos utilizados. No caso de imagens, o TinEye pode ser utilizado para tentar identificar o site onde uma determinada imagem foi originalmente publicada.

Confira em http://www.tineye.com/


Dica do
Blog Prática da Pesquisa

domingo, 17 de abril de 2011

Entra em vigor a nova NBR 14724

Entra em vigor a nova NBR sobre
elaboração de Trabalhos Acadêmicos

A partir de hoje (17.04.2011) entra em vigor a terceira edição da NBR 14724 que disciplina a elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Publicada pela ABNT em 17.03.2011, esta norma foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Documentação e Informação e pela Comissão de Estudos de Documentação. O projeto foi submetido à
Consulta Pública Nacional no período de 08.10.2010 a 06.12.2010.

Como estamos na metade do semestre e muitos alunos estão elaborando os seus TCCs, é importante que as instituições de ensino superior estabeleçam regras de transição para aplicação desta norma.

Outro processo de revisão também está em trâmite. Trata-se da atualização da NBR 10520 que disciplina a apresentação de citações em trabalhos acadêmicos. A consulta pública está aberta até o próximo dia 29.04.2011. Para visualizar a consulta pública e o texto completo da norma é necessário o “ABNT Passaporte” que pode ser obtido gratuitamente no mesmo site. (
veja aqui).

Dica do
Blog PraticadaPesquisa


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Como gostar de Métodos Quantitativos?


por César Tibúrcio (UNB)

Nos dias de hoje é cada vez mais comum a utilização de métodos quantitativos. Na área acadêmica quase todos os trabalhos, a partir do mestrado, usam métodos quantitativos. Mesmo em algumas áreas onde a parte discursiva é substancial, como história, administração ou direito, é cada vez mais comum o uso de fórmulas, pesquisas quantitativas, etc. Parece inevitável, portanto, a expansão dos métodos quantitativos. Entretanto, existem pessoas que tem bloqueio dos métodos quantitativos. Este bloqueio é decorrente das notas baixas em matemática no ensino médio ou por ter encontrado um professor que teve o prazer que fazer mais uma pessoa detestar qualquer coisa que tem um número ou uma fórmula. Eis alguns conselhos para resolver seu problema:

1. Pense que você não está sozinho – Muitas pessoas possuem a mesma dificuldade. É muito mais comum encontrar alguém que seja ruim em números do que uma pessoa que seja analfabeta. Mesmo aquela pessoa que parece saber muito sobre o assunto, provavelmente não conhece tudo, tem dificuldades e já teve barreiras. Saber que você não está sozinho é importante para sua auto-estima.

 
2. Tente vencer o obstáculo aos poucos – Você não conseguirá aprender métodos quantitativos de uma vez. Esqueça isto. Então comece com um passo de cada vez.

 
3. Comece com um bom livro ou um bom filme – Métodos quantitativos podem ser interessantes. É verdade, acreditem. Para que você possa ter a mesma opinião, comece com lendo um livro que seja acessível ou assista a um bom filme.


4. Em geral aulas da pós-graduação tende a ser mais focada do que aulas de graduação (esta dica eu li no Marginal Revolution) e a qualidade depende do instrutor. Por isto, procure o professor que irá ensinar da forma como você gosta. Em métodos quantitativos existem dois tipos de métodos de ensino: os professores que dedicam a ensinar a essência do método, enfatizando deduções teóricas pesadas; e os professores que ensinam a usar um software estatístico ou matemático. (Na realidade, a maior parte dos professores está num meio termo, apesar do segundo tipo ser muito criticado na academia). Escolha seu professor conforme o estilo dele e seu gosto.

 
5. Tente não parar de estudar – Continue o aprendizado. Depois de aprender sobre regressão, você pode estudar programação linear, por exemplo. Continue estudando sempre.


6. Tenha um bom companheiro de estudo – O seu companheiro poderá dar um incentivo adicional: o material didático. Já existem no mercado excelentes livros. Se você está estudando regressão múltipla e não entendeu os ensinamentos do Hair (um dos bons livros da área), tente o Field ou Stevenson ou outro qualquer. Às vezes a forma de exposição da idéia por parte de um autor pode ser mais clara do que outro.


7. A melhor forma de vencer o obstáculo é saber que você tem uma necessidade. Lembre-se de que você precisa de métodos quantitativos. Isto pode ser uma motivação adicional para vencer. Para quem quer começar a gostar de métodos quantitativos, recomendo o seguinte:


a) Numb3rs – Trata-se de uma série de investigação que passou na televisão a cabo brasileira e foi lançada no mercado de vídeo. Em cada episódio, o FBI estava diante de um problema e um grande matemático ajudava o Bureau. Em cada episódio, pelo menos um novo método. Nos Estados Unidos a série era acompanhada de um material didático, com aplicações e exercícios. Mas mesmo sem esta ajuda, é muito interessante acompanhar os irmãos Eppes nas aventuras da série.

 
b) Último Teorema de Fermat – Este livro, de Simon Singh, conta a história da prova, feita por um inglês, do último teorema de Fermat.


c) O Teorema do Papagaio – É um livro de ficção, de Denis Guedj, também sobre o Teorema de Fermat. É um pouco longo, mas também é didático.

 
d) Uma Senhora Toma Chá – Também um livro didático, sobre a história da estatística.

 
e) O Andar do Bêbado – Achei que este livro não deu o devido destaque aos fatos mais recentes. Mesmo assim, é bem escrito e didático


f) O Homem que Calculava – Já estava cometendo uma injustiça, esquecendo de citar Malba Tahan. O homem que calculava é um livro mais juvenil, mas muito interessante. Quem já leu este livro e não gostou?

Fonte:
Blog Contabilidade Financeira