segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Como ler um artigo acadêmico?

Por César Tibúrcio (UNB)
Peter Klein, em How to Read an Academic Article apresenta algumas dicas para aproveitar melhor a leitura de um artigo acadêmico. Adaptando as recomendações de Klein eis um roteiro:
a) Leia o título e tente imaginar o assunto. Tenha uma idéia da linha do periódico e os tipos de artigos publicados no periódico, se for possível
b) Leia o resumo. Tente obter nesta leitura a razão do texto e as conclusões obtidas.
c) Leia a introdução. Entenda qual a razão da relevância do tema e a forma como a pesquisa foi organizada.
d) Pule para conclusão. Dê uma olhada nas referências. Veja se são atuais e sua origem.
e) Caso o assunto tratado seja desconhecido ou possa apresentar dificuldade na leitura, use dicionários específicos (e, em alguns casos, até a Wikipedia pode ajudar).
f) Olhe rapidamente os títulos das partes, as tabelas e figuras. Observe o fluxo do artigo. Tente ver se o trabalho é um estudo de caso ou uma pesquisa com uma base de dados. Neste caso, qual é esta base de dados. Não perca tempo com as classificações da metodologia, pois geralmente são inúteis e não agregam valor.
g) Leia o artigo rapidamente, pulando demonstrações, equações e tabelas
h) Leia novamente de forma mais cuidadosa. Veja se o objetivo do texto (ou a pergunta) foi respondida. Observe as limitações da pesquisa e verifique se compromete os resultados.
i) Em algumas partes relevantes, volte e tente comparar com outros trabalhos parecidos. Para isto use o Google Acadêmico. Se o texto for baseado numa pesquisa prévia, tente encontrar informações sobre a mesma.

0 comentários: