quinta-feira, 12 de maio de 2011

Roteiro para escrever um bom artigo

Segue um fragmento do artigo "Escreva bem e pereça" publicado na Revista Pesquisa FAPESP (Abril 2011):


======================================
ROTEIRO PARA ESCREVER UM BOM ARTIGO


1) Planeje na fase do projeto

Escolha revistas em que sua pesquisa poderia ser publicada e analise nelas artigos de pesquisadores com o mesmo perfil que você tem – afinal, eles viveram as mesmas dificuldades para publicar que você enfrentará. Estude as exigências de um trabalho desse tipo e tente adequar seu projeto de pesquisa a elas.


2) Organize as ideias

Antes de começar a escrever, analise os dados e veja a que conclusões você pode efetivamente chegar. Exponha oralmente aos colegas e faça isso até constatar que seu trabalho está claro. Escreva primeiro o resumo, para garantir que tem o domínio sobre o conjunto dos dados e está pronto para iniciar a redação.


3) Escreva de trás para frente

Comece pelas conclusões, destacando o que o artigo traz de novo. Em seguida escolha as figuras e redija apenas os resultados que usou para chegar às conclusões. Depois parta para os procedimentos e a discussão. Ao final, faça a introdução, que deve justificar os objetivos. Por fim, cuide do título.


4) Capriche na carta ao editor

A apresentação do artigo ao editor é uma chance de usar uma abordagem menos formal para defender as conclusões de seu artigo e cativar o editor e não deve ser menosprezada como ferramenta de divulgação. Muitos pesquisadores perdem essa chance ao fazer apresentações burocráticas e desinteressantes.


5) Aprenda com fracassos

Se o manuscrito for rejeitado, tente descobrir os motivos. O feedback do fracasso é essencial para poder corrigir os erros do artigo ou pelo menos para não repeti-los na pesquisa seguinte. Esse expediente também ajuda a aprimorar a redação e a aprender a escolher o periódico adequado.
======================================
por Gilson Volpato, UNESP
======================================
Artigo na íntegra

======================================
Dica de Isabel Sollberg (UESC)
======================================

0 comentários: