segunda-feira, 16 de abril de 2012

Livro: Autoria e Plágio

Foi lançado neste mês de abril um excelente livro que trata sobre a questão do plágio acadêmico. O livro “Autoria e Plágio” foi escrito pelo Prof. Marcelo Krokoscz, mestre e doutorando em Educação (USP). O livro é eminentemente prático, com exemplos das situações que os pesquisadores e acadêmicos se deparam no dia a dia. Traz algumas dicas sobre como distinguir uma ideia própria de plágio, além de abordar temas interessantes como paráfrase, autoplágio, conhecimento comum, paródia e principalmente como o plágio pode ser evitado.

Sites do Autor

Clique na capa e acesse o site do livro. Veja a seguir a sinopse da obra.

SINOPSE
Entende-se por plágio a apropriação e apresentação de conteúdo alheio como se fosse próprio. Essa prática no âmbito acadêmico é um sério problema que interfere na qualidade da produção científica, compromete a credibilidade do processo de autoria e ameaça a reputação de instituições de pesquisa.

Embora em algumas situações o plágio possa acontecer de modo deliberado (quando há intenção do redator em cometer uma fraude intelectual), supõe-se que em muitos casos o plágio acontece de forma acidental, ou seja, ocorre na redação científica simplesmente por desconhecimento por parte do redator das diretrizes de escrita acadêmica, tais como a correta indicação (citação) e identificação (referência) das fontes utilizadas em trabalhos e relatórios científicos, as quais consistem em regras básicas e eficazes que evitam a ocorrência do plágio.

Nesse sentido, este livro apresenta-se como um material de apoio didático destinado a estudantes, professores, pesquisadores, editores, autores e instituições de ensino e pesquisa. A finalidade principal da obra é orientar de modo prático como devem ser apresentados conteúdos científicos em projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios, livros e outros trabalhos acadêmicos, de modo que se evite a ocorrência de plágio.


0 comentários: