sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Ler rápido pode ser bom para aprendizagem

Confira um trecho de um artigo bem legal sobre como ler de forma eficiente, escrito por Scott H Young "I Was Wrong About Speed Reading: Here are the Facts"

1) Dê uma olhada geral antes de ler
Muitos cursos de leitura rápida estão, na verdade, ensinando técnicas de skimming, mesmo que o empacotam como “leitura” mais rápida. Skimming está cobrindo o texto muito rápido para ler tudo completamente. Em vez disso, você está coletando seletivamente partes da informação.
Skimming, na verdade, não é um método ruim, desde que seja usado com sabedoria. Um estudo descobriu que folhear um texto antes de lê-lo melhorou a compreensão na maioria dos casos.

2) Melhore sua fluência para melhorar a sua velocidade
O reconhecimento fluente de palavras foi um dos principais pontos de desaceleração para os leitores . A subvocalização, aquela mítica nêmesis dos leitores velozes, é mais lenta em palavras desconhecidas. Se você deseja acelerar a leitura, aprender a reconhecer palavras mais rapidamente parece melhorar sua velocidade de leitura.
A fluência não é apenas um problema para a leitura em seu idioma não nativo. Também é importante para documentos técnicos ou prosa que usa vocabulário desconhecido. Se estou lendo um texto que usa jargão como mRNA ou palavras obscuras como sinédoque , vou pausar mais. Isso diminuirá minha velocidade de leitura.
A melhor maneira de melhorar a fluência é ler mais. Se você ler mais de um determinado tipo de texto, aprenderá essas palavras mais rapidamente e lerá melhor. Se você não é nativo ou a fluência afeta significativamente sua velocidade de leitura, até mesmo uma ferramenta como o Anki pode ser útil para aprender palavras difíceis.

3) Saiba o que você quer,  antes de iniciar a leitura
Parte do motivo pelo qual o skimming pode parecer ajudar é que ele permite mapear um documento. Saber como um artigo ou livro está estruturado, então, permite que você preste mais atenção às coisas que considera importantes.
Outra dica oferecida em muitos cursos de leitura rápida, que provavelmente é um bom conselho, é saber o que você está tentando obter de um texto antes de lê-lo. Pensar nisso antes de começar a ler permite que você se prepare para prestar atenção quando vir palavras e frases relacionadas. Mesmo que você esteja lendo em uma velocidade que tenha alguma perda de compreensão, é mais provável que você diminua a velocidade nos momentos certos.
Isso nem sempre é possível. Leio muitos livros sem saber o que quero descobrir neles. Ficção e leitura por prazer não podem ser reduzidas a um objetivo de missão. No entanto, muita leitura sem graça e necessária em nossas vidas se encaixa nesse tipo. Acelerá-lo pode valer a pena se nos deixar mais tempo para ler com curiosidade.

4) Tarefas de processamento mais profundo para melhorar a retenção
Às vezes você não quer velocidade nenhuma – você quer compreensão quase total. Quando eu estava na escola, precisava ler a maioria dos livros didáticos de uma maneira que pudesse reter quase todos os fatos e ideias que encontrasse mais tarde. Não é apenas a compreensão total que você deseja, mas a memória de longo prazo da informação.
Aqui a ciência cognitiva oferece algumas sugestões. Um princípio da memória é que nos lembramos do que pensamos. Então, se você quiser lembrar as ideias de um livro, destacar passagens em negrito não é a melhor ideia. Destacar faz com que você pense nas palavras em negrito, não no que elas significam.
Algumas alternativas são fazer anotações parafraseadas e esparsas ou reescrever informações factuais que você deseja lembrar como perguntas para auto-questionamento mais tarde.

Confira o texto em sua íntegra aqui: 

Nenhum comentário: