Por Nadini Brandão de Sousa
Você já ouviu falar do Qualis da Capes? Imagine uma situação em que seu orientador ordena pede que você submeta um artigo a uma revista A1. Ou ainda que você precise fazer um levantamento de artigos apenas em periódicos qualificados. Como fazer isso?
Antes de mais nada, é preciso saber que a qualidade dos periódicos é classificada anualmente no Qualis da Capes em estratos: A1; A2; B2; B3; B4; B5; C. A grosso modo, pode-se dizer que um periódico A1 é uma revista “top”, enquanto um periódico C é um zero à esquerda.
Antes de mais nada, é preciso saber que a qualidade dos periódicos é classificada anualmente no Qualis da Capes em estratos: A1; A2; B2; B3; B4; B5; C. A grosso modo, pode-se dizer que um periódico A1 é uma revista “top”, enquanto um periódico C é um zero à esquerda.
Para descobrir o estrato de um periódico, você deve acessar o Qualis da Capes, que agora é hospedado na Plataforma Sucupira. Clique no menu “Evento de Classificação”, localizado do lado esquerdo no alto da página e em seguida selecione a última classificação do Qualis Capes. Você verá que existem três possibilidades de busca:
1. Qualis da Capes por ISSN do Periódico
O ISSN (International Standart Serial Number) é um código de oito dígitos que tem como finalidade identificar e individualizar o título de uma publicação seriada em âmbito internacional. Se você tem o ISSN de um periódico em mãos, basta inserir o código do periódico na caixa de busca para saber qual a sua classificação.
2. Qualis da Capes por título do periódico
Caso você não tenha o ISSN, é possível consultar o estrato no Qualis da Capes por meio do título do periódico; a pesquisa também é possível caso você tenha apenas parte do nome. Clique na imagem abaixo para visualizar um exemplo de busca por título.
Notou alguma coisa estranha? Sim, é possível encontrar no Qualis da Capes diferentes avaliações para um mesmo periódico! O título do periódico é o mesmo, o ISSN também, mas há vários estratos diferentes…
E agora?
Não vale fazer “mamãe-mandou” ou achar que se a revista recebeu estrato A1 ou A2 em alguma área está tudo ok. Infelizmente A coisa não funciona assim. As diferentes avaliações expressam a pertinência do conteúdo do periódico para uma determinada área. Logo, é preciso levar em conta o conteúdo da quarta coluna, onde você pode visualizar a área de avaliação correspondente a cada estrato.
No exemplo acima, o periódico Ciência e Saúde Coletiva, na versão impressa, tem estrato A1 somente para a área do Direito. Se a sua área de pesquisa é a Filosofia, você deve considerar o estrato C, o que significa que a revista em questão não tem peso algum na sua área e você deve descartá-la.
Obs.: Mesmo dentro de uma mesma área um periódico pode receber diferentes avaliações nas versões impressa e on line. Fique atento!
3. Qualis da Capes por classificação/área de avaliação
Esse é o meu tipo preferido de busca. Os filtros restringem a busca dos periódicos de acordo com a área e o estrato escolhidos por você e os resultados aparecem em ordem alfabética por título.
Esse mecanismo é bem útil quando precisamos selecionar apenas os periódicos mais qualificados para nossas pesquisas. Além disso, reduz-se o risco de fazer uma consulta equivocada como citei no item anterior; como os resultados apontarão apenas os periódicos da área pesquisada, só é preciso ficar atento com relação às versões impressa e on line.
Para maiores informações sugiro a leitura de outros posts aqui no blog: Publicando I – meu “amigo Qualis Periódico! e A classificação dos artigos pelo Qualis da Capes.
Fonte: PósGraduando
Nenhum comentário:
Postar um comentário